Home

26 de janeiro de 20213 min de leitura

Desenvolvimento Web para Iniciantes #1

Uma pequena introdução ao mundo do desenvolvimento web. 🚀

Quando eu comecei a aprender a como desenvolver para a web, eu gostaria de ter encontrado alguém muito mais experiente que eu para poder me auxiliar nessa jornada, tirar minhas dúvidas de iniciante ou só apontar um caminho para ser seguido. Mas infelizmente, não tive essa sorte. 😥

Agora, depois de alguns meses no mercado de trabalho e cerca de 1 ano e meio de estudos, gostaria de repassar pelo menos o mínimo que consegui absorver durante esse tempo de aprendizado.

Então, se você quer se tornar um desenvolvedor ou desenvolvedora web, por onde acha que deve começar?

web

Bom, é certamente complicado achar uma boa fonte sem sofrer uma sobrecarga de informações e uma sopa de várias letrinhas e siglas.

Nesse primeiro post, organizei um compilado de ferramentas e tecnologias que eu considero essenciais que um desenvolvedor ou desenvolvedora web saiba antes de mais nada. Espero que ajude! ✨

No entanto, antes de realmente mostrar alguma ferramenta ou código propriamente dito, é bom entender alguns conceitos gerais ao iniciar sua jornada ao desenvolvimento web, como por exemplo: como funcionam os sites que você navega, diferença entre front-end e back-end, e como utilizar um editor de código.

Primeiramente, como funciona um website?

Todos os websites, no mínimo, são apenas um agrupado de arquivos que são armazenados em um computador chamado de servidor, este servidor está conectado a internet basicamente o tempo inteiro. A partir disso, você pode então carregar os dados desse site através de um navegador, como Google Chrome, Firefox ou Safari. Pode ser acesso tanto do seu computador ou smartphone.

O navegador nessas situações também pode ser chamado de cliente. Isso quer dizer que você, o cliente, está carregando dados do servidor e também enviando dados de volta todas vez que acessa alguma página na web. Esse vai e vem entre cliente e servidor é o básico do básico das interações na internet.

client-server

Front-end x Back-end x Full Stack

Basicamente, um desenvolvedor ou desenvolvedora web pode se enquadrar em três categorias: Front-end, Back-end ou Full Stack. Esses termos descrevem qual parte da relação cliente-servidor você pode trabalhar.

Front-end

O lado do cliente é chamado de front-end porque basicamente é o que você pode ver no navegador, a parte de interfaces e interação do usuário com a aplicação.

Back-end

Ao contrário do front, o back-end é a parte do site que você não consegue realmente ver, mas lida com grande parte da lógica e da funcionalidade que é necessário para que tudo funcione. Uma boa maneira de pensar sobre isso é imaginando o desenvolvimento back-end como a cozinha de um restaurante, onde os cozinheiros e chefs dão duro para entregar uma comida refinada, com diferentes sabores e formas de preparo. Já o front-end pode ser comparado a fachada do restaurante, onde envolve a decoração do ambiente, climatização, iluminação, e etc. Ambos se complementam e ajudam a atrair novos clientes.

Full Stack

É quem consegue lidar com o desenvolvimento tanto no front-end quanto no back-end. Esse é um tipo de desenvolvedor mais completo e naturalmente mais desejado, que na teoria pode entregar um projeto do início ao fim, sem necessariamente precisar de ajuda de outro profissional para criar alguma parte do sistema.

Editores de Código

Quando construímos um website a ferramenta mais essencial que você poderá usar é um editor de código, ou IDE (Integrated Development Environment). Essa ferramenta permite que você escreva o código propriamente dito que formará seu sistema.

Existem várias opções boas por aí, mas atualmente o editor mais popular é o da Microsoft, o VS Code. O VS Code se tornou popular basicamente por ser leve, rápido, grátis, fácil de usar e altamente personalizável com temas ou extensões de outros editores de código.

Outros editores bastante utilizados são:

Muitos iniciantes vão querer sempre "o melhor editor de todos os tempos", porém isso é mais uma questão de gosto do que existir de fato um melhor. Recomendo dar uma olhada em alguns e ver qual melhor você se adapta.

Finalizando

Bom, comecei pelo simples e básico, tentei deixar tudo de uma forma de fácil de compreensão. Ao longo dos próximos dias pretendo incrementar mais esse tema e publicar novos posts. Ainda nessa pegada de primeiros passos, pretendo falar sobre HTML, CSS, JavaScript, Package Managers, Versionamento de código, e entre outras coisas. Porém, claro, pretendo também postar sobre algumas tecnologias que venho trabalhando em meus projetos e estudando no momento, como Next.js, TypeScript, GraphQL, bibliotecas como RxJS, React, etc.

Por hoje é só, até mais! 👋

Referências

Ir para o topo

Ícaro Oliveira © 2021, feito com Gatsby 🔥